Ícone do site O Brasileirinho

Mosquito da dengue sofre derrota com recente descoberta científica

Foto do mosquito da dengue

O mosquito da dengue vai ser derrotado em breve. Pode-se dizer que a transmissão do vírus da dengue está com os dias contados.

Cientistas australianos afirmam que testaram com sucesso uma maneira eficaz e barata que impede a transmissão deste mal. A dengue mata mais de 12 mil e prejudica mais de 50 mil em todo o mundo.

Segundo publicado na revista científica Nature, depois de testes em laboratório, os cientistas descobriram que a bactéria Wolbachia – que ataca apenas insetos – consegue bloquear a capacidade dos mosquitos aedes Aegypti de transmitir a dengue.

A transformação da população usando a bactéria Wolbachia intracelular é particularmente atraente para os cientistas, porque este agente fornece um poderoso mecanismo para invadir populações naturais através da incompatibilidade citoplasmática.

Foram soltos 300 mil mosquitos adultos infectados com a bactéria em duas áreas relativamente remotas da Austrália, no período de dez semanas.

Os cientistas esperaram um mês e então capturaram Aedes aegypti selvagens. Fizeram os testes e descobriram que quase todos estavam infectados com a bactéria, estando, portanto, incapazes de espalhar a doença.

O professor Scott O’Neill, da Universidade de Monash, um dos autores do estudo, falou que está bem confiante no método.

“Este é o primeiro caso em que populações de insetos selvagens foram transformadas para reduzir sua habilidade de agir como vetores de doenças humanas”.

Eles disseram que um elemento fundamental para o sucesso do teste foi convencer a população local de que soltar mais mosquitos na região era uma boa ideia.

Nos próximos dois anos serão feito testes na Tailândia, Vietnã, Indonésia e Brasil, países onde a dengue é endêmica.

O que é dengue

Segundo a Wikipédia, dengue é a enfermidade causada pelo vírus da dengue, um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus, que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.  A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três.

A dengue tem, como hospedeiro vertebrado, o homem e outros primatas, mas somente o primeiro apresenta manifestação clínica da infecção e período de viremia de aproximadamente sete dias. Nos demais primatas, a viremia é baixa e de curta duração.

O vírus da dengue, provavelmente, se originou de vírus que circulavam em primatas na proximidade da península da Malásia. O crescimento populacional aproximou as habitações da região à selva e, assim, mosquitos transmitiram vírus ancestrais dos primatas aos humanos que, após mutações, originaram nossos quatro diferentes tipos de vírus da dengue.

Veja estes sites:

Programa nacional de controle da dengue
Site da dengue
Combate da dengue

 

 

Sair da versão mobile