Mosquito da dengue sofre derrota com recente descoberta científica

Foto do mosquito da dengue

O mosquito da dengue vai ser derrotado em breve. Pode-se dizer que a transmissão do vírus da dengue está com os dias contados.

Cientistas australianos afirmam que testaram com sucesso uma maneira eficaz e barata que impede a transmissão deste mal. A dengue mata mais de 12 mil e prejudica mais de 50 mil em todo o mundo.

Segundo publicado na revista científica Nature, depois de testes em laboratório, os cientistas descobriram que a bactéria Wolbachia – que ataca apenas insetos – consegue bloquear a capacidade dos mosquitos aedes Aegypti de transmitir a dengue.

A transformação da população usando a bactéria Wolbachia intracelular é particularmente atraente para os cientistas, porque este agente fornece um poderoso mecanismo para invadir populações naturais através da incompatibilidade citoplasmática.

Foram soltos 300 mil mosquitos adultos infectados com a bactéria em duas áreas relativamente remotas da Austrália, no período de dez semanas.

Os cientistas esperaram um mês e então capturaram Aedes aegypti selvagens. Fizeram os testes e descobriram que quase todos estavam infectados com a bactéria, estando, portanto, incapazes de espalhar a doença.

O professor Scott O’Neill, da Universidade de Monash, um dos autores do estudo, falou que está bem confiante no método.

“Este é o primeiro caso em que populações de insetos selvagens foram transformadas para reduzir sua habilidade de agir como vetores de doenças humanas”.

Eles disseram que um elemento fundamental para o sucesso do teste foi convencer a população local de que soltar mais mosquitos na região era uma boa ideia.

Nos próximos dois anos serão feito testes na Tailândia, Vietnã, Indonésia e Brasil, países onde a dengue é endêmica.

O que é dengue

Segundo a Wikipédia, dengue é a enfermidade causada pelo vírus da dengue, um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus, que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.  A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três.

A dengue tem, como hospedeiro vertebrado, o homem e outros primatas, mas somente o primeiro apresenta manifestação clínica da infecção e período de viremia de aproximadamente sete dias. Nos demais primatas, a viremia é baixa e de curta duração.

O vírus da dengue, provavelmente, se originou de vírus que circulavam em primatas na proximidade da península da Malásia. O crescimento populacional aproximou as habitações da região à selva e, assim, mosquitos transmitiram vírus ancestrais dos primatas aos humanos que, após mutações, originaram nossos quatro diferentes tipos de vírus da dengue.

Veja estes sites:

Programa nacional de controle da dengue
Site da dengue
Combate da dengue

 

 


Descubra mais sobre O Brasileirinho

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

4 comentários em “Mosquito da dengue sofre derrota com recente descoberta científica”

  1. Será que essa bactéria só terá efeitos em mosquitos ou poderá transmitir novas doenças para seres humanos, já que estão alterando de alguma forma sua genética???????????

  2. SERA QUE ESSA BACTÉRIA SÓ TERÁ EFEITO NOS MOSQUITOS , NÃO CRIARÁ UMA NOVA DOENÇA À SER TRANSMITIDA PARA O HOMEM??????????

  3. muito bom mesmo,me ajudou muito e deu muitas credibilidades ao texto e ao leitor,muito bom mesmo.

Os comentários estão desativados.