Ícone do site O Brasileirinho

Ficar pouco tempo no chão prejudica o aprendizado da fala do bebê

Jorge Elich, o pequeno domador de leões. Foto reproduçao: Francisco Bonilla / Reuters
Artigos modernos fazem bebê engatinhar menos e
prejudicam seu desenvolvimento – BBC

Artigos modernos usados excessivamente pelos pais dos bebês, como os assentos de carro e cadeiras especiais, estão prejudicando o desenvolvimento do bebê.

O uso disso faz com que os bebês fiquem mais tempo sentados e menos tempo no chão. Perdem com isso a oportunidade de engatinhar, além de prejudicar o aprendizado da fala e da escrita.

Para Sally Goddard Blythe, que liderou o estudo, isso se deve ao uso excessivo de artigos modernos como assentos de carro e cadeiras especiais para bebês. Segundo a autora, estes artigos impedem a criança de brincar livremente com o corpo.

“Os bebês são colocados na posição sentada de forma passiva, e não natural”, afirma Blythe, diretora do Instituto de Psicologia Neurofisiológica de Chester, na Inglaterra.

“O chão é o primeiro parquinho da criança e ficar de bruços ajuda na postura, aumenta o campo visual e o equilíbrio”, afirma a especialista. “Há 20 ou 30 anos as crianças passavam muito mais tempo debruçadas.”

A pesquisa, realizada pelo departamento de neurofisiologia do instituto, analisou o impacto das mudanças sociais dos últimos 50 anos na infância.

Ler mais

Sair da versão mobile