Ao contrário do Brasil, onde raramente existe punição para adolescentes infratores, apesar da Lei, na maioria dos países a consequência do crime é o castigo.
Um garoto de 16 anos foi preso pela polícia, depois de matar um cão de raça na cidade de Guimar Tenerife, Espanha, no início de outubro. O menor golpeou o pobre animal com uma pedra grande e agiu “com raiva”, segundo disse a veterinária encarregada da autópsia.
“A cabeça do animal foi quebrada, um olho estava fora da bacia, teve múltiplas fraturas do maxilar e perda de massa encefálica”, explicou a veterinária Mariela Inés Pérez Toledo para o jornal 20minutos.es. Ela afirmou que “o jovem agiu sem piedade, desferindo vários golpes no animal e não apenas um soco.”
Os acontecimentos remontam a 2 em outubro passado, quando Ana Maria Penalver, presidente da Associação para a Defesa de Animais Abandonados (ADAA), recebeu um telefonema da polícia local para vir a recolher um cachorro abandonado.
O cachorro foi encontrado morto, “ao lado de uma pedra muito grande coberta de sangue”, observou Ana Maria, que recolheu o animal e fez a necropsia. Em seguida, apresentou uma denúncia à polícia.
O menor foi preso em flagrante, com as mãos ensanguentadas, e o Procurador-juvenil assumiu o caso.