Ícone do site O Brasileirinho

4 dicas para seu filho se adaptar melhor à escolinha

Imagem de RODNAE Productions / PexelsPor Jeniffer Elaina

A adaptação da criança na escola nem sempre é uma tarefa fácil. Veja as dicas para seu filho se adaptar melhor à escolinha para te auxiliar neste processo.

Toda família com criança já passou em algum momento por este desafio da adaptação escolar. Uma das principais dificuldades deste processo é a separação entre a família e a criança, que ficará em um lugar novo e cheio de pessoas que ele não conhece. Para te ajudar, listamos algumas dicas para seu filho se adaptar melhor à escolinha.

Estamos no começo do ano e já vai chegando o momento de adaptar o seu filho na escola, porém, não existe uma fórmula certa para isso acontecer porque cada criança reage de uma forma. Mas a família precisa ter algumas atitudes para ajudar nesta grande novidade na vida da criança.

Esta transição é um marco na vida do seu filho, já que ele começará ter regras diferentes e convívio social com uma turma que não é a família de sangue dele, mas podem ser amigos para a vida inteira. Veja as dicas para seu filho se adaptar melhor à escolinha.

Dicas para seu filho se adaptar melhor à escolinha

Mudança nem sempre é uma transição muito fácil, mas com paciência ela é superada. Por isso, vai precisar de bastante jogo de cintura para adaptar o seu filho à escolinha. Este momento precisa ser leve e não pesado, principalmente, para a criança que ainda está aprendendo a lidar com as emoções.

Claro, que não podemos ser radicais e esta adaptação deve acontecer de forma gradual porque a intenção é fazer com a criança goste de ir para a escolinha, não é mesmo?

Confira as dicas para seu filho se adaptar melhor à escolinha:

1 – Fale bastante com a criança

Aproveite o trajeto entre a sua casa e a escola para conversar com a criança e explicar o que vai acontecer a partir de agora, sempre incentivando e mostrando como é legal ir para a escolinha.

Lembre-se de manter sempre o transporte seguro de crianças no veículo, mas torne esse momento mais leve.

Mostre sempre os pontos positivos como, por exemplo, brincadeira, mais amiguinhos, dentre outros detalhes que você sinta que seja importante.

O ambiente desconhecido pode trazer medo para a criança, por isso, no bate-papo passe o máximo de segurança possível de que vai dar tudo certo na escolinha.

Se necessário, crie uma rotina diferente para fazer com que a criança se interesse cada vez ir para escola.

2 – Deixe a criança participar dos detalhes

Convide a criança para preparar a mala da escola ou até mesmo o lanche que ele comerá com os amigos junto com você. Esta preparação pode ser divertida e gerar ainda mais vontade do pequeno ir para a escolinha.

3 – Faça a hora do “tchau” ser diferente

O momento em que a criança sente que os pais vão embora é no momento do “tchau”, né? Tente mudar a forma de se despedir com um “daqui a pouco a mamãe vem te buscar”.

Outra dica legal é fazer um coração na mão da criança para olhar e se sentir protegido durante o período que estiver na escola.

A criança precisa se sentir segura para não ter problemas em se adaptar à escolinha.

4 – Tenha paciência

Durante este processo pode ser que a criança mude um pouco o seu comportamento e é aí que você precisa ser muito paciente e entender as emoções do seu filho.

Podem ocorrer, por exemplo, diversas cenas de choro antes de entrar na escolinha. Você precisa ser forte e incentivar cada vez mais a criança a entrar no local, explicando que vai ser muito legal o dia dela.

Se o seu filho for muito pequeno, algumas escolas sugerem que os pais fiquem um tempo junto com a criança para que a adaptação aconteça de forma mais leve. Assim a criança se sentirá mais acolhida.

Porém, todas às vezes que você for embora é importante explicar para a criança que você já vai voltar para buscá-la e que ela ficará ali apenas por um período determinado.

Por Jeniffer Elaina

Sair da versão mobile