O YouTube em 2005 era um simples site de compartilhamento de vídeos caseiros, mas deu saltos gigantescos e evoluiu para um meio de multientretenimento, onde é possível a qualquer um informar-se e informar.
A importância do portal de vídeos do Google é percebida não só pelos internautas, mas também pelas principais redes de televisão, que observam com interesse os possíveis e incontáveis usos do site.
O exemplo mais claro da utilidade da web vídeo foi visto durante a revolução árabe. A derrubada de Hosni Mubarak,no Egipto, os protestos na Síria, a luta feroz na Líbia, entre outros eventos, puderam ser vistos por milhões de pessoas em todo o mundo, e no momento escolhido por cada um, uma vantagem que a TV ainda não pode oferecer.
Tendo em conta que, por minuto, se sobem 48 horas de filmes, equivalente a trilogia de “De Volta para o Futuro” em uma média de oito vezes por dia normal, pode-se afirmar que o YouTube oferece mais conteúdo do que as principais redes de televisão nos últimos 60 anos, conforme citado no site argentino La Gaceta.
Como se não bastasse, o portal de vídeos transmite ao vivo eventos esportivos e musicais, como alguns dos recitais da banda U2 , o carnaval da Bahia, como pretendia fazer com as ligas de futebol Espanhola, inglesa e italiana.
Agora, deixando de lado a TV, o YouTube pretende ser muito mais do que isso. Com o advento dos serviços de aluguel de filmes online, o site não iria ficar para trás e implantou sua própria loja de video.
O YouTube Filmes, que recentemente adicionou 3.000 títulos ao seu estoque, está emergindo como um sério concorrente dos serviços consolidados como a Netflix, capturando o amplo espectro de entretenimento e informação na Internet.
Tendo em conta todas estas coisas, podemos afirmar que o YouTube está a caminho de converter-se em uma nova mídia ou pelo menos, será a televisão do futuro.