O que é a doença ebola
Ebola é uma doença muito grave que pode matar até 90% dos seres humanos atingidos por ela.
Até o momento a origem da doença é desconhecida. Sabe-se, no entanto, que morcegos frugívoros (comedores de frutas) são hospedeiros do vírus.
Sintomas do vírus ebola
Uma pessoa que está com o vírus ebola sente febre, dor de cabeça, mal-estar e cansaço. São sintomas parecidos com os de uma simples gripe ou resfriado.Uma semana depois, surgem outros sintomas como: enjoo, tosse, dor de garganta, vômito frequente, que pode conter sangue, diarreia frequente podendo também vir com sangue, hemorragia nos olhos, nariz, gengiva.
O estágio mais grave da doença é percebido por manchas e bolhas de sangue em algumas partes do corpo.
Vírus ebola atualmente
A Federação Internacional da Cruz Vermelha trabalha em 13 países, desde março: Guiné-Conacri, Libéria, Serra Leoa, Nigéria, Costa do Marfim, Mali, Senegal, Camarões, Benim, Togo, Chade, Republica Centro Africana e Gâmbia.
Por enquanto, está na África, mas pode chegar ao mundo inteiro. Se chegar, as autoridades de saúde saberão o que fazer.
Formas de prevenção
Segundo a Cruz Vermelha, a melhor forma de prevenção é reforçar as informações que são repassadas à população para impedir o avanço do ebola na África.
A coordenadora de Saúde em Emergências, da Cruz Vermelha, disse:
“É crucial fazer com que as comunidades entendem o que é um centro de tratamento do ebola e que o aceitem de modo a facilitar o trabalho dos profissionais.”
Cura da doença
A doença ebola é grave, mas muitos pacientes que foram contaminados sararam e se tornaram imunes. Portanto, não fique preocupado.
Existem remédios sendo testados e com alto poder de cura.