Pela primeira vez vôou neste domingo um avião de passageiros com combustível ecológico, um marco que a companhia Virgin Atlantic descreveu como “sucesso na procura de um combustível para aviões respeitando o ambiente”, segundo a agência DPA/Telam.
O avião, um Boeing 747-400, partiu este domingo de Londres rumo a Amsterdam impelido por uma mistura de óleo de coco e de palma, mostrando que os aeróstatos grandes “também podem voar para 10.000 metros de altura” com biocarburantes.
Em primeiro de fevereiro, o fabricante de aviões Airbus levou a cabo um vôo de teste de seu A380 novo impelido prosperamente por GTL, um combustível líquido com ajuda de gás natural. Igual ao Boeing, Airbus espera também poder usar a longo prazo biocarburantes em substituição ao querosene poluente.
O vôo ecológico da Virgin Atlantic foi levado a cabo sem passageiros e a mistura de óleos não era o único combustível: por medidas de segurança era só usado em um dos motores do avião, assim no caso de problemas o vôo poderia continuar com os outros motores.