O governo anunciou para amanhã(25) a campanha nacional de vacinação da gripe com a meta de imunizar 23, 8 milhões de pessoass. A novidade é que além de idosos e indígenas, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, grávidas e profissionais de saúde também serão vacinados.
A vacina da gripe protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, incluindo entre eles a influenza h1n1, também conhecida como gripe suína.
No caso das crianças, a vacina contra a gripe é aplicada em duas etapas. Aplicam meia dose na primeira etapa. No outro mês, os pais retornam ao posto de saúde com seus filhos, para que seja aplicada mais meia dose, completando as duas etapas.
A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo. Quem apresenta deficiência na produção de anticorpos, deve consultar antes um médico.
Estudos indicam que as vacinas da gripe reduzem em até 45% as internações por pneumonia na população com mais de 60 anos de idade.
O Ministério da Saúde distribuiu 33 milhões de doses para estados e municípios, a maior parte para a Região Sudeste, 14,3 milhões.
A campanha de vacinação vai até o dia 13 de maio, sendo que no sábado, dia 30 de abril, os 65 mil postos de saúde do país estarão abertos, durante todo dia.