Hoje é 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
A idealização do Dia Internacional da Mulher surgiu na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, época em que as mulheres foram incorporadas ao mercado de trabalho na indústria.
As condições de trabalho insalubres e perigosas resultavam em contínuos protestos por parte das mulheres que foram se espalhando pelo mundo.
A primeira conferência internacional das mulheres aconteceu em Copenhague, promovido pela Internacional Socialista. Na época a socialista alemã Clara Zetkin apresentou a proposta de instituição de um dia internacional da mulher. Sua ideia foi aceita por todos.
O que desencadeou as comemorações em todo o mundo foi um trágico incêndio, ocorrido no dia 25 de março de 1911, em Nova York.
Naquele dia triste, centenas de mulheres trabalhavam na fábrica de camisas Triangle Shirtwaist, quando aconteceu um incêndio no edifício de oito andares. As mulheres tentaram sair, mas não conseguiram, porque os proprietários tinham bloqueado os acessos para evitar roubos.
O fogo devorou os corpos 146 jovens trabalhadoras. Outras morreram ao se jogaram pelas janelas do edifício em chamas.
O triste acontecimento chocou a opinião pública mundial, principalmente porque entre as vítimas havia jovens imigrantes de várias nacionalidades.
O sacrifício delas não foi em vão, pois foram feitas leis voltadas para segurança no trabalho e resultou no reconhecimento da importância feminina, neste dia dedicado a elas.
Olha a imagem do prédio que foi incendiado.