(In)Justiça Social, Comunidades e Eco-aldeias costuma dizer-se que o futuro às crianças pertence. Isso não poderia ser mais verdade do que no projeto que a seguir apresentamos, e que está neste momento em votação no Festival de Sonhos, até dia 31 de Dezembro, conforme divulgado no site http://gaia.org.pt/.
Este projeto chama-se Terra das Crianças e nasceu na América do Sul.
Uma ativista do GAIA conheceu-o diretamente quando esteve no Perú e voltou para Portugal inspirada para realizar algo assim bonito deste lado do Atlântico. Ajuda este projeto a concretizar-se, com o seu voto!
Na Terra das Crianças, as meninas e os meninos desenvolvem conhecimentos, habilidades e valores que lhes permitem abordar a problemática ambiental atual e, ao mesmo tempo, construir uma cultura de unidade e afeto com o mundo natural. Na Terra das Crianças, os adultos outorgam aos meninos e meninas a possibilidade de criarem vida e biodiversidade, num processo que fortalece a auto-estima dos mais jovens e a identificação com o meio ambiente envolvente. As crianças podem conservar áreas naturais, criar alimentos e ervas medicinais ou reduzir a poluição, entre outras coisas.
O modo de viver na Terra das Crianças é concebido sobre o princípio de que seres humanos e natureza fazem parte do mesmo lar e que a nossa razão de existir radica na possibilidade de criar bem estar a todos os seres. Os sentimentos, pensamentos, palavras e ações que se criam permitem avançar para um estado de maior compaixão, integração, coerência, liberdade e paz.
Os princípios que regem a Terra das Crianças são:
- Na Cultura do Amor criamos e honramos a natureza, não a conquistamos nem destruímos;
- Valorizamos e protegemos crianças e anciãos, não os ignoramos nem abandonamos;
- A diversidade é celebrada, não censurada;
- Consideramos que a pobreza é a carência espiritual, não a carência de
coisas materiais; - A educação e o trabalho são meios para a realização do Ser, não para a
acumulação do Eu; - Energia que nos anima é a do amor, não a do temor.
O GAIA aprecia esta ligação que as crianças devem ter com a Terra, ou seja, sobre o princípio de que seres humanos e natureza fazem parte do mesmo lar e que é necessário viver realmente nesse lar (interagir, respeitá-lo, melhorá-lo e/ou preservar).
O GAIA congratula projetos que dão às crianças uma voz ativa no sentido de fazê-las interagir com a Terra e que ao mesmo tempo possam expressar a sua opinião e serem ativo no meio onde vivem, desde sempre!
Para votar neste projeto, pode clicar aqui e seguir as indicações:
http://www.festivaldesonhos.com/desejo.asp?D8140A08C9BD44701A38