UEFS apresenta pesquisas ambientais do Mestrado em Modelagem da Terra

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) promove, a partir desta quarta-feira (10) até a próxima sexta-feira (12), o III Seminário do Mestrado em Modelagem em Ciência da Terra e do Ambiente, no Campus da UEFS, em Feira de Santana. O evento, que visa aprofundar discussões sobre as pesquisas que estão em andamento, é promovido parceria com a Universidade Popular das Águas (Unihidro) do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), antiga Superintendência de Recursos Hídricos (SRH).

De acordo com a coordenadora do mestrado, professora Majorie Nolasco, a iniciativa visa apoiar a construção e melhoria dos conteúdos e dos processos iniciados nas dissertações da segunda turma, a partir das apresentações que serão feitas pelos mestrandos. Nesse sentido, foram convidados professores e pessoas cujas vivências podem respaldar os trabalhos em desenvolvimento.

A abertura do seminário, às 8h, será no Módulo IV, Auditório III, com a apresentação do tema Micro-bacia do Riacho do Tonã: subsídios para a gestão e conservação dos recursos hídricos no território indígena Pankararé – BA, da mestranda Maria de Fátima Dantas. Em seguida, será apresentada a pesquisa sobre Modelagem de plumas de contaminantes do Rio Joanes-Ipitanga, desenvolvida pela engenheira ambiental Viviane Maria de Moura.

No período da tarde, a partir das 14 horas, no Módulo II, anfiteatro, será apresentada a pesquisa sobre Impactos Ambientais nas áreas de remanescentes de Mata Atlântica: Um estudo sobre a ocupação e uso do solo na Avenida Paralela, em Salvador, pela mestranda tenente do Corpo de Bombeiros, Patrícia Lima Torreão. A última apresentação do dia será sobre Modelagem de Zonas de Risco de Incêndios Florestais no Parque Nacional da Chapada Diamantina, do mestrando Antônio Cezar Tavares.

Na quinta-feira, o III Seminário do Mestrado em Modelagem em Ciência da Terra e do Ambiente segue, no Módulo I, auditório I, a partir das 8 horas. A primeira apresentação será uma prévia referente à Avaliação da Pressão Antrópica sobre a cobertura vegetal no médio curso da Bacia do Rio Jacuípe: uma análise espaço-temporal (1985-2005) a partir de sensoriamento remoto, desenvolvida pela mestranda Oriana Araújo Silva. A segunda apresentação será sobre a Análise espaço temporal do uso e ocupação do solo e suas implicações ambientais na faixa litorânea do município de Mata de São João, do mestrando Joseval Souza.

No período da tarde, a partir das 14 horas, a mestranda Érika Teles Mineiro falará sobre a Modelagem da pesca artesanal em construções recifais ao sudeste da Ilha de Itaparica com enfoque etnoecológico. A última apresentação da quinta-feira será sobre o andamento da pesquisa que aborda A relação entre tradições religiosas (ritos e mitos) da comunidade de Terreiro Casa Branca, em Salvador, e a proteção dos recursos hídricos, em uma abordagem etnoecológica, da mestranda Cláudia Oliveira.

Na sexta-feira, mais dois mestrandos apresentam seus trabalhos. Luís Fernandes Santos fala sobre Gestão da qualidade da água na Bacia do Rio Jacuípe, e Leonardo Euler Silva sobre a Aplicação da lógica Fuzzy para determinação das Zonas de Proteção Visual em Unidade de Conservação: o caso da Área de Proteção Ambiental do Litoral Norte do Estado da Bahia.

Mas/al