Dizer tudo sobre a coruja Zeus é impossível, mas quase tudo sim. Trata-se de uma coruja muito especial, destaque em vários meios de comunicação americanos. Sabem por quê? Por causa de uma característica física muito notável: os olhos dela parecem ter centenas de estrelas.
Falando sobre a coruja Zeus pode-se destacar a ironia do destino. Trata-se de uma criatura noturna, que é incapaz de ver as estrelas no céu, porque é cega, porém tem uma constelação de estrelas em seus olhos.
A causa desta anomalia peculiar, que se assemelha ao de uma formação de galáxias, é, provavelmente, devido a uma substância gelatinosa chamada humor vítreo, que, por vezes, forma fios de colágeno flutuando.
Ainda sobre a coruja Zeus, os pesquisadores dizem que seus olhos sofrem de degeneração da córnea, endoteliopatia (uma inflamação intraocular crônica que afeta a retina) e leite (inchaço ou irritação da úvea, camada média do olho), o qual pode ter sido causada pelo ataque de um predador ou por um acidente vascular cerebral durante um voo. Também sofre de catarata, não há íris, e as manchas de brilho do pigmento é o resultado da formação de coágulos sanguíneos.
Zeus, como as demais corujas, tem hábitos crepusculares e noturnos e voo silencioso devido à estrutura das penas; alimentam-se de pequenos mamíferos (esp. roedores), insetos e aranhas, dentre outros, que engolem por inteiro, depois vomitam pelotas com pelos e fragmentos de ossos.
Ela foi encontrada na pequena foi encontrada na varanda de uma casa. Recebeu o nome de Zeus, o deus grego do céu e do trovão.
Apesar de seu quadro clínico, o animal não sofre nenhuma dor para sua condição, mas devido a sua cegueira, não pode viver em liberdade. Tem uma vida tranquila e feliz, em um centro de recuperação de animais selvagens em Sylmar, Califórnia, onde cuidam dela com todo carinho, segundo o jornal espanhol 20minutos.
Afinal, sobre seus olhos coruja Zeus centenas de estrelas brilhantes.