“Green time” ou “screen time”?
Você pode até pensar que o tempo de tela (screen time) é melhor que o tempo verde (green time) para o desempenho das crianças. A verdade, no entanto, é outra.
Um artigo, postado no site da Universidade de Adelaide, por Elisa Black ,revela o resultado da revisão de 186 estudos para uma tese de doutorado.
A revisão envolveu o tempo verde e o tempo em tela, gasto pelas crianças.
A pesquisadora concluiu que o tempo gasto em bosques, parques e reservas naturais é muito bom para as crianças, pelos seguintes motivos:
- Forte bem-estar psicológico
- Níveis baixos de doença mental
- Poder cognitivo superior
- Melhor desempenho na escola.
Já o tempo gasto pelas crianças na tela da TV, computadores ou jogando videogame é muito ruim para as crianças:
- Fraco bem-estar psicológico
- Aumento de doença mental
- Poder cognitivo inferior
- Pior desempenho na escola
“Experiências de doença mental na infância ou adolescência têm implicações para a trajetória de saúde mental de um indivíduo ao longo da vida’‘
Tassia Oswald, pesquisadora da Universidade de Adelaide
Jovens de origens socioeconômicas baixas estão sub-representados na literatura
A pesquisadora Tassia Oswald conduziu o estudo – publicado hoje na PLOS ONE – como parte de sua pesquisa de doutorado. Ela disse que um trabalho futuro usando projetos de pesquisa de alta qualidade seria capaz de dissecar os mecanismos envolvidos nesses resultados.
Segundo ela, os jovens de origens socioeconômicas baixas estão sub-representados na literatura. Isso é problemático, uma vez que algumas descobertas sugerem que eles podem ser afetados de forma desproporcional.
“Crianças e adolescentes de baixo nível socioeconômico podem se envolver em níveis mais elevados de tempo de tela e ter menos acesso à natureza em seus bairros ”, disse ela.
“As consequências psicológicas do tempo excessivo de tela parecem ser piores para essas crianças, enquanto os benefícios psicológicos do tempo verde parecem ser possivelmente maiores para essas crianças.
“Poucas pesquisas consideraram os efeitos recíprocos de altos níveis de tempo de tela e baixos níveis de tempo verde. Então é difícil saber se muito tempo de tela sozinho, pouco tempo verde sozinho ou a combinação de alto tempo de tela e baixo tempo verde é o responsável para a saúde mental de crianças e adolescentes mais pobres.
Aumentar o tempo verde junto com o tempo de tela?
“Mais pesquisas nessa direção nos ajudariam a descobrir se devemos concentrar nossos esforços na redução do tempo de tela dos jovens ou se simplesmente aumentar seu tempo verde junto com o tempo de tela seria benéfico para seu bem-estar psicológico.”
A Sra. Oswald disse que grande parte da pesquisa do tempo de tela está relacionada a formas mais antigas de tecnologia – televisão, videogames, computadores. Mais trabalhos futuros deveriam examinar os efeitos psicológicos de tecnologias portáteis como smartphones e tablets.
“Experiências de doença mental na infância ou adolescência têm implicações para a trajetória de saúde mental de um indivíduo ao longo da vida ”, disse ela.
“Portanto, a prevenção é fundamental e a identificação de exposições que prejudicam ou ajudam a saúde mental é especialmente importante para os jovens.
“Fornecer aos pais, professores, pesquisadores, formuladores de políticas e aos próprios jovens um resumo das evidências disponíveis, pode ajudá-los a compreender os impactos psicológicos da exposição a tecnologias baseadas em telas e ambientes naturais para garantir um bem-estar ideal.”