Televisão ligada pode prejudicar o desenvolvimento da criança, mesmo que ela não esteja olhando para a tela, segundo estudo realizado com crianças nos Estados Unidos.
Os pesquisadores da Universidade de Massachusetts, segundo a BBC , analisaram 50 crianças com idade entre 1 e 3 anos. As crianças brincaram em um laboratório durante uma hora – metade do tempo com a televisão ligada e metade, desligada.
Quando o aparelho estava ligado, sintonizado no programa de auditório Jeopardy!, as crianças olhavam para a tela apenas 5% do tempo – algumas delas apenas por segundos.
Apesar disso, os resultados indicaram que, quando a televisão estava ligada, as crianças brincavam por um período mais curto de tempo e se concentravam menos em cada brinquedo.
“Por isso, a televisão ao fundo atrapalha o comportamento na hora de brincar em crianças novas, mesmo quando elas prestam pouca atenção à tela”, diz o estudo, publicado na revista cientifica Journal of Child Development.
Desenvolvimento
Segundo os pesquisadores, os resultados têm implicações no desenvolvimento cognitivo da criança.
“A televisão ligada, como uma fonte de distração em constante mudança, atrapalha os esforços da criança em manter a atenção enquanto está brincando”, afirmou Marie Evans Schmidt, que liderou a pesquisa.
“Trata-se de um fator de risco crônico que afeta o ambiente da maioria das crianças norte-americanas”, disse a pesquisadora.
Schmidt sugere que os pais limitem o tempo de exposição de seus filhos à televisão.