Li um texto do jornalista Luis Miguel Mota, falando que a empresa espanhola Empreendedores está comercializando rolos de papel higiénico impressos com clássicos da literatura mundial, prometendo revolucionar as idas à casa-de-banho.
Os rolos de papel, vendidos apenas através da internet, inclui trechos da literatura clássica, teatro, poesia e até textos sagrados da Bíblia e do Budismo, conforme matéria publicada no jornal Destaque:
«Hemingway dizia que um clássico é aquele livro que todos respeitam, mas ninguém leu. O que estamos a fazer é levar os livros aos WC, aproximando a literatura do homem», afirmou Raúl Camarero, dono da empresa.
Da Bíblia, por exemplo, foram escolhidos trechos do Apocalipse, do Cantar dos Cantares e dos Provérbios. Os textos sagrados budistas são O Sutra do Loto e o Livro Tibetano dos Mortos.
A intenção dos sócios da empresa era também incluir trechos do Corão, mas tiveram medo da possível reacção dos islâmicos: «Tivemos medo, sim! Alguns até ameaçaram sair do projeto, se continuássemos», explicou o empresário.
Os trechos escolhidos para a impressão são clássicos livres de direitos de autor, e a empresa avisa que está aberta a receber propostas de novos escritores.
Os rolos custam 3,70 euros cada, e o leitor tem a opção de escolher os textos e a cor do papel higiénico (branco, laranja ou rosa).