O desaparecimento de crianças e adolescentes em Luziânia já provocou a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI). Os Deputados Federais participantes da CPI vão para àquela cidade goiana amanhã(3), a fim de acompanhar de perto a investigação da Polícia Civil de Goiás. Já passou do tempo de esclarecer de uma vez o desaparecimento dos seis jovens, no mês passado.
Além da diligência proposta pela relatora da comissão, a deputada Andréia Zita (PSDB/RJ), os parlamentares também aprovaram a realização de uma audiência pública com a participação de parentes dos seis jovens desaparecidos. A audiência acontecerá amanhã, na Câmara Municipal de Luziânia, a partir das 10 horas e, segundo a presidente da comissão, a deputada Bel Mesquita (PMDB/PA), servirá para que se debata as causas e as consequências dos desaparecimentos registrados em todo o país. A notícia é da Agência Brasil / Alex Rodrigues:
“Este caso, infelizmente, pode nos dar mais material para compreendermos o problema. E acompanhando os fatos no exato momento em que uma investigação está em curso nós poderemos nos preparar melhor para fazermos [no âmbito da CPI] as propostas necessárias”, disse a deputada, ponderando que as causas para o sumiço de crianças e adolescentes são tão difusas que “ninguém ousa conjecturar sobre o porque do sumiço de seis adolescentes em uma cidade tão pequena quanto Luziânia”.
Já para a relatora da CPI, Andréia Zita, o caso de Luziânia serviu para tornar a colocar em evidência um problema que existe há muito tempo e que, segundo ela própria, infelizmente não recebia a devida atenção.
“Essa questão infelizmente nos ajuda a despertar a sociedade para o fato de que isso vem ocorrendo em todo o país e que pode acontecer com o filho de qualquer um de nós. Nós [a CPI] já havíamos começado o trabalho [de denunciar e discutir o problema], mas não vínhamos tendo o apoio da mídia, do governo e de alguns deputados. Luziânia acabou sendo um despertar para a importância não só de uma CPI, mas principalmente de investigarmos e buscarmos os culpados desses fatos”, declarou Andréia Zito, alegando que a presença da CPI na cidade goiana vai aumentar a pressão por respostas.
“É uma CPI indo cobrar ações concretas em relação a estes desaparecimentos. Estaremos lá cobrando que a Polícia Civil cumpra seu dever de investigar. Hoje são seis desaparecidos, mas talvez se quando a primeira criança sumiu outras ações tivessem acontecido nós não tivéssemos este número tão alto se considerado o tamanho da cidade”, concluiu a deputada, destacando que parlamentares que não integram a comissão, mas são do estado, já manifestaram interesse em acompanhar o grupo.