Nunca a Lua atraiu tanto o interesse dos cientistas quanto agora, quando o homem tem feito descobertas incríveis sobre outros planetas, a exemplo de Marte. Para lá vai hoje (8) uma sonda chamada Grail (Gravity Recovery and Interior Laboratory), cujo lançamento será nesta tarde, de Cabo Canaveral (Flórida).
A NASA quer conhecer a composição interna da lua, a partir de medições de alta precisão do seu campo gravitacional. Além de aumentar o conhecimento científico, os resultados obtidos por Graal serão bastante úteis no futuro, quando as agências espaciais enviarem astronautas de volta lá.
A missão consiste em duas sondas gêmeas não tripuladas as quais fornecerão imagens de raios-X da crosta e do núcleo da lua. Além de analisar a estrutura sob a superfície, a sonda recolherá dados sobre a sua história térmica, origem e evolução.
Este projeto da NASA foi anunciado em Dezembro de 2007, como parte de seu programa Discovery. Os cientistas esperam deixar um “legado” para as gerações futuras.
Segundo o diretor da Divisão de Ciências Planetárias da NASA sede em Washington, Jim Green, as informações da sonda permitirão a construção do “mapa gravitacional mais completo até agora.”, que ajudará, inclusive, a entendermos melhor a relação entre a Terra e a Lua.
Veja mais informações, inclusive o lançamento, no site da NASA.