Uma viagem virtual através da ciência se tornou possível graças a Sociedade Real Britânica, a mais antiga e famosa instituição científica do mundo. A entidade criou um site disponibilizando ao público, pela primeira vez, artigos originais de valor histórico e científico. A prestigiada instituição britânica está comemorando o seu 350 º aniversário também.
O portal na Internet chamado Trailblazing inclui documentos manuscritos de algumas das mais importantes descobertas científicas dos últimos 350 anos, entre os quais a teoria de Newton sobre a luz e a cor (1672), ou um artigo de Benjamin Franklin, um dos fundadores dos Estados Unidos, a respeito de como erguer uma pipa em uma tempestade.
Além disso, o público pode verificar documentos da mais antiga transfusão de sangue, realizada em 1660, um estudo mostrando que o compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart era um gênio, desde os oito anos de idade.
Interessante também é a revista científica Philosophical Transactions, citando James Cook, no ano de 1776, atuado como nutricionista em uma época que nem sequer existia esta expressão. Ele salvou seus marinheiros do escorbuto, dando-lhes repolho em conserva, limão e muito malte, bem antes, portanto, do surgimento das pesquisas sobre nutrição.
Entre os artigos mais recentes estão nos primeiros escritos de Stephen Hawking sobre os buracos negros em 1970.
Ao acessar o site, você clica em “all categories” e escolhe a que deseja: astronomia, biologia, terra ciência, matemática, física e outras. Os documentos estão disponíveis em PDF para você salvar em seu computador, se desejar.
O site também disponibiliza a opção de você viajar 50 anos adiante (forward 50 years) clicando na seta correspondente, ou 50 anos no passado (back 50 years).
Vale a pena você fazer esta viagem virtual através da ciência e acessar o conteúdo riquíssimo, apesar das barreiras do idioma. Hoje em dia isso não é problema, pois o tradutor do Google oferece a qualquer um a possibilidade de ler e entender documentos em vários idiomas.