Sessenta jovens do município de Brumado, a 555 quilômetros de Salvador, estão sendo beneficiados com a capacitação para a produção de peças artísticas em cerâmica. Na sexta-feira da semana passada (4), 20 deles receberam os certificados do curso, iniciado no mês de março. A ação é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em parceria com a União Italiana do Trabalho (SUD-Uil).
O objetivo é promover o desenvolvimento pessoal e capacitação artística profissional de jovens em situação de risco. Em Salvador, adolescentes que residem no Centro Histórico já participam da qualificação.
Convênio firmado entre o governo e a SUD-Uil vai permitir o atendimento também de comunidades quilombolas dos municípios de Bom Jesus da Lapa e Itacaré, além de aldeias indígenas de Prado e Ibotirama. O investimento total de é de R$ 2,8 milhões.
Em Brumado, as atividades acontecem num centro de formação instalado especificamente para o projeto, que também contempla jovens da zona rural do município.
O material produzido pelos alunos estão expostos na Fundação de Assistência e Desenvolvimento Social (Fadesb), localizada na avenida Alta Leite de Oliveira, no bairro São Joaquim. A previsão é criar uma cooperativa para comercialização das peças confeccionadas e incremento na renda das famílias dos beneficiários.
das/is