O Movimento Viva Rio promove hoje (16), das 9h às 17h, em sua sede no Rio, o 3º Workshop sobre Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte. Serão apresentadas boas práticas de proteção a crianças e adolescentes em situação de ameaça de morte e colocados em discussão paradigmas internacionais sobre o tema.
Além do Viva Rio, o evento terá a presença de representantes da Subsecretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do estado, do Projeto de Apoio a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (Pcam) e de organizações que trabalham com a rede de proteção.
Os debates serão divididos em duas mesas. A primeira, sobre boas práticas de proteção a crianças e adolescentes no estado do Rio e a segunda sobre pesquisas nessa área. A coordenadora do Mulheres da Paz da Providência, Roberta Correa, falará sobre proteção em comunidades pacificadas.
Durante o workshop também serão apresentados os resultados da pesquisa Pcam, realizada pelo Viva Rio em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, sobre proteção a crianças e adolescentes em situação de ameaça de morte nas comunidades da Maré, do Morro da Providência, do Salgueiro e do Jardim Catarina, em São Gonçalo.
O encontro será encerrado pelo pesquisador do Coav (Children in Organized Armed Violence) Rodolfo Noronha, que apresentará as boas práticas internacionais para a prevenção do envolvimento de crianças em grupos de violência armada (Agência Brasil).