Sapato guia de cegos é um dos mais importantes produtos para cegos, inventados na atualidade. É um sonho que poderá se realizar: largar de vez a bengala!
Cegos sonham com a independência da bengala e é provável que o sonho deles se tornará realidade graças ao genial jovem estudante argentino Manuel Bustamante. Ele inventou sapatos vibradores que alertam os deficientes visuais sobre a presença de obstáculos no caminho.
O sapato para guiar cegos ainda não está disponível para venda. Será apresentado na Feira Nacional de Ciência da Argentina, na semana que vem, segundo noticiado pelo jornal A voz Da Rússia.
Os sapatos inventados pelo jovem substituirão a tradicional bengala para cego, pois detectam todo objeto que esteja em um raio de 25 centímetros. Se o obstáculo estiver a 25 cm, a biqueira dos sapatos começam a vibrar. À medida que o cego vai se aproximando, vibra primeiro a sola do sapato, depois o salto.
O aparelho, chamado Duspavoni, utiliza sensores sônicos que determinam a distância entre o sapato e o objeto. De acordo com o inventor, o dispositivo “recarrega-se através de um cabo USB… A recarga completa demora cerca de cinco horas e dura entre três e cinco dias”. Já os sensores têm vida útil de doze anos mais ou menos, e a bateria, de seis anos.
Bustamante manifesta, antes de tudo, vontade de ajudar as pessoas que precisam de apoio.
“O projeto é para ajudar, não para ganhar prêmio ou me fazer milionário”, declara o estudante.
Tomara que o sonho de ajudar realmente dê certo, assim como o invento de robôs para guiar cegos . Tomara também que o invento não seja somente para milionários, pois a maioria dos deficientes visuais não são ricos e preferirão continuar com suas tradicionais bengalas para cegos.
(crédito da foto: RIA Novosti)