O robô Opportunity da NASA surpreendeu os cientistas, ao descobrir em uma cratera do planeta Marte rochas com uma textura estranha nunca vistas antes.
Uma dessas rochas encontradas veio para a superfície do planeta, depois do impacto de um asteroide ou algo semelhante, que abriu uma lacuna no buraco, agora explorado pelo robô enviado da Terra.
Segundo os cientistas, a antiguidade das rochas aumenta as esperanças de encontrar vestígios de vida na área, um dos objetivos principais da missão.
O robô Opportunity , uma das maravilhas da NASA, chegou há três semanas na beira do Endeavour , em busca de vida marciana.
Os cientistas esperavam encontrar rochas mais antigas ainda do que as encontradas até agora, durante estes sete anos e meio no Planeta, mas é apenas um começo.
Deram o nome de “Tisdale 2” a rocha que encontraram no Planeta, a qual “é diferente de qualquer outra já vista em Marte”, disse Steve Squyres, investigador da Universidade de Cornell, em Ithaca (Nova York).
A próxima missão do Opportunity é caçar rochas argilosas, porque podem manter sinal de vida marciana, se é que algum dia existiu lá.