Aqueles dois pontinhos chatos que ficam em cima do “u” e são chamados de trema, graças a Deus, já estão chegando ao final. Pessoalmente, não os uso, mesmo sabendo que estou cometendo um erro em português. O fim desta aberração que não serve para nada, em minha modesta opinião, já foi decretado desde dezembro do ano passado.
Pior é que em provas e concursos que não os coloca, acaba perdendo pontos. Você já colocou alguma vez os dois pontinhos em cima do u de frequente (freqüente) ou do u de linguiça (lingüiça)?
Desaparecerão os acentos em palavras como vôo, lêem, entre tantas outras. Além disso, a nova ortografia incorpora ao nosso alfabeto as letras k, w, e y e faz alterações no uso do hífen. Trata-se de um consenso entre os oito países que falam a língua portuguesa, em um total de aproximadamente 230 milhões. A idéia é boa: aproximar as culturas.
A modificação acontecerá em 2008. Deveria ocorrer também em outros cinco países que falam português (Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste), faltando apenas eles ratificarem o acordo.