Na opinião de Rachel Masters, co-fundadora da consultoria Magnet Media Network, uma rede social é a chave para o mercado da música atual. A chave, segundo afirmou é “uma comunicação direta entre os fãs através de um website que torna mais fácil de fazer amigos, porque se unem pela mesma paixão”.
Para um artista conseguir êxito na web, tem de seguir uma série de passos e evitar outros, disse Rachel, que já ajudou a lançar mais de 300 sites. O motivo é que as gravadoras são cada vez menores e as redes sociais são o caminho natural para o negócio da música, reforçando o papel dos gestores com os artistas.
Ela detalhou os “quatro Segredos para se conectar com o fã na internet”, em dois segundos.
1) “temos de dar uma página visualmente atraente.
2) Simplicidade e limpeza das páginas.
3) Acesso a informação dos artistas ou os grupos por parte dos seguidores, bem como a intercomunicação entre fãs tem de ser muito eficaz. Os ícones da web tem impacto visual. Deve ter muitas fotos.
4) Também é importante a conexão da rede de fãs por telefone celular, de maneira que possam seguir entrando em contato com amigos de qualquer lugar
5) Deve-se cuidar do grupo como todos sendo “estrelas” para que os fãs enviem “fotos, mensagens e emails”.
Entre os erros mais graves ela citou:
O uso e abuso de vídeos e animações criados com o “Flash”.
O site não se destina a ser o artista. O importante é criar uma conexão imponente. Antes de tentar vender através da web, criar esta conexão entre fãs, depois virá o merchandising. (EFE)