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Prova medirá nível de alfabetização de crianças até 4º ano

Instituto de Ensino Barão de Mauá/Flickr CC

Esta semana vai ter uma nova avaliação para alunos matriculados no 4° ano do ensino fundamental. A finalidade é medir o nível de alfabetização de crianças que completaram os três primeiros anos desse nível de ensino. Atualmente, as avaliações oficiais que existem no país verificam o desempenho apenas de alunos a partir do 5º ano do ensino fundamental.

A Prova ABC é uma iniciativa do Movimento Todos pela Educação e do Instituto Paulo Montenegro, em parceria com a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Para a diretora executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscilla Cruz, é importante que o Brasil aplique um instrumento para medir a alfabetização de crianças mais novas, de forma que as políticas públicas possam ser corrigidas a tempo.

“Se você não tem uma criança alfabetizada plenamente até os 8 anos de idade, o aprendizado a que ela tem direito no futuro não ocorrerá. O instrumento inicial de compreensão do mundo é a alfabetização”, afirmou ela para a Agência Brasil/Amanda Cieglinski.

Foram selecionados 6 mil alunos de 262 turmas de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do país para participar da prova. Os resultados estão previstos para a segunda quinzena de junho.

Desde 2008 o Ministério da Educação envia às escolas públicas do país a Provinha Brasil, um teste aplicado pelos próprios professores a alunos do 2° ano do ensino fundamental. Os resultados não são divulgados e servem apenas como diagnóstico para os educadores avaliarem o nível de aprendizagem dos estudantes. Priscilla acredita que é necessária uma prova externa e que cubra todo o país.

“Avaliação não é para punir ninguém, mas um instrumento para garantir a qualidade. O direito de aprender está na Constituição Federal, mas como a sociedade pode exigir se não há uma avaliação externa que diga se elas estão aprendendo ou não?”, pergunta.

Em 2008, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que 1,3 milhão de crianças e adolescentes brasileiros de 8 a 14 anos não sabiam ler nem escrever. Desse total, 84,5% frequentavam a escola.

Jackson Rubem:
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