O Ministério da Educação (MEC) abriu hoje (20) as inscrições para estudantes interessados em conquistar uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), no processo seletivo do segundo semestre de 2011.
O MEC não informou a quantidade de bolsas que o ProUni oferecerá para alunos de baixa renda interessados em estudar em uma instituição privada de ensino superior.
Podem concorrer a uma bolsa alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento privado com bolsa integral. Além disso, é preciso que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.
As bolsas integrais são oferecidas a alunos com renda familiar mensal per capita até 1,5 salário mínimo. Já as parciais, que custeiam 50% da mensalidade, podem ser pleiteadas por candidatos com renda familiar mensal per capita até três salários mínimos.
Para fazer a inscrição, o aluno precisa acessar a internet. Terminam no dia 24 de junho as 23h59. O aluno pode escolher três cursos diferentes e instituições diferentes.
No dia 27 de junho sai os pré-selecionados para a primeira chamada.
Os aprovados têm até o dia 6 de julho para comparecer a instituição de ensino para onde foi selecionado e comprovar a veracidade das informações fornecidas durante a inscrição.
Se sobrarem vagas, haverá duas novas chamadas. Uma no dia 12 e outra no dia 25 de julho.