Quanta iniciativa bonita existe nas escolas deste país, onde professores, na maior parte delas, trabalham por um salário igual ao do gari, onde falta bibliotecas e recursos até mesmo para limpeza do ambiente. Mesmo assim, muitas escolas tomam a iniciativa de fazer alguma coisa em benefício do meio ambiente.
Professores, alunos e pais se unem em torno de um tema comum, como por exemplo a horta comunitária. Eles conseguem sementes, adubo, ferramentas e fazem tudo. Parte da colheita fica com a cantina da escola e outra parte vai para os pais, alunos e professores envolvidos.
Esta iniciativa da população sensibilizou o governo, o qual decidiu enviar recursos para as secretarias de educação que tiverem projetos de educação ambiental. O dinheiro vem do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Os recursos servirão tanto para a contratação de monitor, quanto para viagens de estudos a determinados locais. Por exemplo, uma viagem de visita a nascente do rio, visando aprofundar o trabalho que está sendo desenvolvido na escola.
Inicialmente o governo anuncia, através da Agência Brasil, que vai investir R$ 3, 5 milhões, mas os recursos poderão alcançar até R$ 10 milhões.