Progeria ou envelhecimento precoce é uma doença rara que acelera em até sete vezes o envelhecimento de crianças. Desta forma, uma criança de 9 anos passa a ter a aparência de 90 anos.
A palavra progeria vem do grego e significa “prematuramente velho”. A expectativa média de vida das pessoas é de 14 anos para as meninas e 16 para os meninos.
A doença acomete bebês normais. Por volta dos 18 meses, estas crianças começam a envelhecer rapidamente, algo bastante assustador, para todos os envolvidos. Já foram relatados 100 casos, desde a identificação deste mal.
Características
Segundo o site da Fiocruz, as principais características clínicas e radiológicas incluem a queda do cabelo, perda de gordura subcutânea, artrose estatura baixa e magra, clavícula anormal, envelhecimento prematuro, face estreita, pele fina e enrrugada, puberdade tardia, sobrancelhas ausente, unhas dos pés finas, voz anormal, lábios finos , osteoporose entre outras. A inteligência não é afetada. A morte precoce é causada por aterosclerose.
Não há cura, e até a conclusão da pesquisa, no final do ano passado, sua causa era desconhecida.
Recentemente, os pesquisadores franceses e norte-americanos descobriram que a doença está ligada a um gene que controla a estrutura do núcleo das células. Neste caso as pesquisas estão avançando para uma provável cura da doença.
Algo muito parecido você pode ler no post intitulado O drama de uma criança com lipodistrofia doença do envelhecimento precoce. Trata-se de doenças assustadoras, principalmente por não haver ainda esperança de cura.