Progeria ou envelhecimento precoce é uma doença rara que acelera em até sete vezes o envelhecimento de crianças. Desta forma, uma criança de 9 anos passa a ter a aparência de 90 anos.
A palavra progeria vem do grego e significa “prematuramente velho”. A expectativa média de vida das pessoas é de 14 anos para as meninas e 16 para os meninos.
A doença acomete bebês normais. Por volta dos 18 meses, estas crianças começam a envelhecer rapidamente, algo bastante assustador, para todos os envolvidos. Já foram relatados 100 casos, desde a identificação deste mal.
Características
Segundo o site da Fiocruz, as principais características clínicas e radiológicas incluem a queda do cabelo, perda de gordura subcutânea, artrose estatura baixa e magra, clavícula anormal, envelhecimento prematuro, face estreita, pele fina e enrrugada, puberdade tardia, sobrancelhas ausente, unhas dos pés finas, voz anormal, lábios finos , osteoporose entre outras. A inteligência não é afetada. A morte precoce é causada por aterosclerose.
Não há cura, e até a conclusão da pesquisa, no final do ano passado, sua causa era desconhecida.
Recentemente, os pesquisadores franceses e norte-americanos descobriram que a doença está ligada a um gene que controla a estrutura do núcleo das células. Neste caso as pesquisas estão avançando para uma provável cura da doença.
Algo muito parecido você pode ler no post intitulado O drama de uma criança com lipodistrofia doença do envelhecimento precoce. Trata-se de doenças assustadoras, principalmente por não haver ainda esperança de cura.
Eu nasci com doença ao 2anos tinha mestruação e seios avantajados, minha mae vendeu a casa e feis tratamento em cuiaba a 27anos atrás , mas agora com 30anos não estou suportando dores nos ossos das canela e do corpo está doendo muito e estou com medo de ficar deficiente , faço exercicios todos os dias tenho beleza linda, mas toda familia percebe que tenho pele fina e pareci pele de bebe, mas fui curada e acho que existe cura para muitas crianças, tomei enjeção na infancia para diminuir hormonios e deu certo, eu pareço ser mais jovem que minha irmas e baixa, o medo que estou agora é daqui alguns anos não andar, estou começando sentir dores fortes nos ossos, no frios geralmente aumenta, espero não morrer cedo .
minha amiga é portadora de Fobrodisplasia ossificante Progressiva, então eu decidir a fazer uma pesquisa sobre esse caso, e j´[a concegui muitas coisas que vão servir para a orientação das pessoas.
eu gostaria de saber mais sobre essa doença nao tinha conhecimento sobre essa doença mais fiquei muito comovida quando vi uma reportagem na televisao falando sobre ela…
Necessito saber se este tratamento que os medicos descobriram já está sendo usdo em humanos e se tem no Brasil. Necessito de resposta urgente pois minha sobrinha está
com os sintomas da doença.
eu gosto