Muitos deferem a honra ao engenheiro americano (nascido em Murom, URSS) Vladimir Zworykin (1889-). De fato, notabilizou-se ele com a invenção do iconoscópio, tubo famoso que assegurou ‘a televisão as recepções de imagem à distância.
Ao laod de Zworykin, figura Paul Nipkow, engenheiro alemão, natural da Prússia, onde nasceu em 1860. Deve-se-lhe um disco utilizado em televisão, que decompõe a imagem em pontos num maravilhoso funcionamento. Esse disco explorador, que até 1943 permaneceu como princípio básico da técnica da televisão, ele o inventou em 1883, registrando-a por 30 marcos que tomou emprestado da noiva Sophie Colonius, mais tarde sua esposa.
Segundo alguns autores, seria Nipkow o “Pai da Televisão”. Ele construiu o primeiro sistema transmissor de imagens. Em Berlim, dedicou-se à eletrotécnica de 1885 a 1910. Na Alemanha, em 1935, a primeira emissora de televisão funcionou com o seu disco.
Quem seria de fato o “Pai da Televisão”?
Muitos dizem que Vladimir Zworykin. Foi ele quem levou a televisão para o campo dos raios catódicos. Seu iconoscópio é hoje quase universalmente utilizado.
Texto enviado por Valmiro Rodrigues Vidal