Ícone do site O Brasileirinho

Primeiro Festival anual da canção estudantil começa na segunda

Os estudantes da rede estadual de ensino estão em contagem regressiva para o início da segunda etapa do 1º Festival Anual da Canção Estudantil (Face). Depois dos mini-festivais realizados nas unidades escolares, onde foram selecionadas mais de 3 mil canções, agora é a vez dos festivais regionais modificar o cotidiano dos alunos.

O primeiro será em Ilhéus, na segunda-feira (11), quando uma platéia expressiva de 1.500 alunos ocupará o Centro de Convenções. No total serão realizados 33 festivais regionais até o dia 22, nas cidades sede das Diretorias Regionais de Educação (Direc).

Em Salvador, acontecerão dois festivais. O da Direc 1B, que abrange escolas do subúrbio e região metropolitana, será na quinta-feira (14), às 14h, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, e contará com a presença do cantor Tonho Matéria, do professor e apresentador Jorge Portugal e de Vovô do Ilê. No dia 15, às 14h, na Escola Parque, na Caixa D’Água, haverá apresentação das escolas da Direc 1A, localizadas na Cidade Alta.

Os festivais regionais serão marcados pela presença de músicos, artistas, produtores culturais e educadores na comissão julgadora. O Face vem modificando a rotina dos estudantes, causando uma verdadeira revolução de ritmos e sons nas escolas. Os classificados na primeira etapa não mediram esforços para se preparar para os festivais regionais.

Final

Dedicação, ensaios exaustivos e organização de torcidas são alguns dos componentes essenciais para continuar na disputa. Das mais de 3 mil canções que participam dos festivais regionais, apenas 15 serão classificadas para a etapa final, que acontecerá em 26 de setembro, em Salvador.

O primeiro colocado será premiado com um teclado. O segundo, uma guitarra, e o terceiro, um violão. Com a realização do festival nas escolas, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) busca caracterizar a música como um espaço do saber, como acontecia nas primeiras décadas do século passado. “Queremos que a escola, a partir do Face, torne-se mais prazerosa e atraente, e o contexto escolar fique cheio de alegria. Além disso, desenvolvam as artes no currículo escolar”, observa a coordenadora de Projetos Intersetoriais do órgão, Maria Ivanilde Nobre.

A programação completa do Face, com locais, data e horários, além de textos e fotos dos eventos da primeira etapa, pode ser conferida no site www.sec.ba.gov.br/face. Na primeira etapa, 1.003 unidades escolares fizeram os mini-festivais e cada uma elegeu três canções.

eas/is

Sair da versão mobile