O que você está vendo não é uma obra de arte e sim a primeira estação de energia solar do mundo capaz de gerar eletricidade à noite.
Constituído por 2.650 painéis que estão espalhados por 185 hectares, na zona rural, o Gemasolar Power Plant Usina fica perto de Sevilha, no sul da Espanha.
Os espelhos – conhecido como heliostats – concentram 95 por cento da radiação do sol dentro de um receptor gigante no centro da instalação.
O calor que alcança até 900C é usado para aquecer os tanques contendo sal derretido, criando vapor para as turbinas de energia da estação.
O que diferencia esta estação de energia solar das outras no mundo é a capacidade dos tanques em liberar o calor armazenado, por até 15 horas, durante a noite, ou em períodos sem luz solar.
O incrível projeto é uma joint venture entre Abu Dhabu energy company Masdar e a Spanish engineering firm SENER chamada de Torresol Energy. A estação de energia solar levou dois anos para ser construída e custou 260 milhões de dólares.
Espera-se para produzir 110 GWh / ano – o suficiente para abastecer 25 mil casas na região da Andaluzia.
Miguel Domingos, porta-voz SENER, disse:
“Atualmente, SENER é a única empresa no mundo que desenvolveu e construiu uma planta comercial com torre central de sal derretido que já está em operação.”
Enrique Sendagorta, o presidente da Torresol Energia, acrescentou:
“A padronização dessa nova tecnologia vai significar uma redução real nos custos de investimento em usinas de energia solar. A exploração comercial desta tecnologia lidera o caminho para a instalação de torres centrais com sal derretido em recipientes, um sistema eficaz que melhora a disponibilidade de energia elétrica proveniente de fontes renováveis”.