Prêmio São Paulo de Literatura 2010 oferece R$ 200.000 para ganhador

Estão abertas até 25 de março as inscrições para o Prêmio São Paulo de Literatura 2010.

O objetivo do concurso é a seleção de livros escritos em língua portuguesa, editados e comercializados no Brasil em 2009, tendo como finalidade conferir 2 (dois) prêmios, no valor de R$ 200 mil:

a) Prêmio São Paulo de Melhor Livro do Ano de 2009; e
b) Prêmio São Paulo de Melhor Livro – Autor Estreante do Ano de 2009.

Podem concorrer livros de ficção no gênero romance lançados no ano de 2009, escritos em português e publicados em primeira edição no Brasil. Serão considerados livros de autoria única ou escritos em co-autoria, desde que não façam parte de compilações ou compêndios.

Na categoria Melhor Livro – Autor Estreante, não poderá concorrer o autor que já tenha publicado outro livro no gênero romance/ficção. Também não serão aceitos livros cujo conteúdo (parcial ou completo) tenha sido publicado, nas formas impressa e/ou virtual, antes de 1º de janeiro de 2009 e depois de 31 de dezembro de 2009.

Os finalistas serão anunciados durante o 3º Festival da Mantiqueira, que será realizado entre os dias 28 e 30 de maio em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (SP). E os vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura serão conhecidos no dia 2 de agosto, durante cerimônia no Museu da Língua Portuguesa.

No ano passado, o prêmio recebeu 217 inscrições e os vencedores foram Galiléia, de Ronaldo Correia de Brito, como melhor livro do ano, e A parede no escuro, de Altair Martins, como melhor obra de autor estreante.

A entrega dos documentos deverá ser efetuada pelo Correio ou no Núcleo de Protocolo e Expedição da Secretaria de Estado da Cultura, localizada na rua Mauá nº 51, Bairro Luz, em São Paulo.

Inscrição e maiores informações em www.cultura.sp.gov.br