O que você acha da idéia de pagar cinco centavos por cada saco plástico que usar ao fazer compras em supermercados? Calma. Por enquanto os políticos brasileiros ainda não sabem da notícia ou ainda não tiveram a idéia de inventar este tipo de imposto no Brasil.
Você pode achar um absurdo, mas nos Estados Unidos eles pretendem usar o valor arrecadado no imposto para despoluição do rio Anacostia, que desemboca no Potomac, em Washington, segundo a prefeitura da capital americana.
“Este imposto sobre sacos plásticos é o primeiro deste tipo” nos Estados Unidos, destacou a prefeitura em nota ao público.
“Firmei esta lei com o objetivo de reduzir o volume de sacos plásticos que contaminam nossos rios. Queremos que todo o mundo saiba que se pode salvar o rio e poupar cinco centavos levando sua própria bolsa de compras”, destacou o prefeito de Washington, Adrian Fenty.
Os fabricantes de sacos plásticos fizeram os cálculos e concluíram que por causa dessa decisão da prefeitura às famílias de Washington vão pagar “US$ 5 milhões de dólares em 2010”.
Se eles realmente usarem o dinheiro para uma boa finalidade, o imposto é justo. Mas se fizerem como no Brasil que cobram imposto para uma coisa e desviam para outra, o imposto é injusto.