A afirmação vem de pesquisadores do Reino Unido, depois da análise de 43 estudos, envolvendo 200.000 crianças.
Para funcionar perfeitamente o corpo humano precisa de vitamina A, para o sistema visual e imunológico.
Pesquisadores da Universidade de Oxford e da Universidade de Aga Khan,’ disseram que a eficácia da Vitamina A está comprovada e que os governantes devem fornecer este suplemento para todas as crianças em risco.
Como muitos não vão dar importância, as estatísticas apontam a morte destas 600 mil crianças, tendo como causa a falta de vitamina A, algo fácil de ser resolvido, se houvesse vontade política.
Causas da deficiência
- Falta de amamentação ou desmame precoce: o leite materno é rico em vitamina A e é o alimento ideal para crianças até dois anos de idade.
- Consumo insuficiente de alimentos ricos em vitamina A.
- Consumo insuficiente de alimentos que contêm gordura: o organismo humano necessita de uma quantidade de gordura proveniente dos alimentos para manter diversas funções essenciais ao seu bom funcionamento. Uma delas é permitir a absorção de algumas vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K).
- Infecções frequentes: as infecções que acometem as crianças levam a uma diminuição do apetite: a criança passa a ingerir menos alimentos podendo surgir uma deficiência de Vitamina A. Além disso, a infecção faz com que as necessidades orgânicas de vitamina A sejam mais altas, levando a redução dos estoques no organismo e desencadeando ou agravando o estado nutricional.
Eis uma lista de alimentos ricos em Vitamina A, publicada na Wikipédia, para que você possa se orientar melhor, quanto ao consumo.
- Fígado
- Manteiga
- Leite
- Gema de ovos
- Sardinha
- Queijos gordurosos
- Óleo de fígado de bacalhau
- Abacate
- Acelga
- Caju
- Pêssego
- Mamão
- Escarola
- Melão
- Cenoura
- Brócolis
- Batata-doce
- Couve
- Espinafre
- Abóbora
- Manga
Os beta-carotenos (pró-vitamina A) são lipossolúveis, portanto a absorção de vitamina A é melhorada se estes alimentos forem ingeridos juntamente com gorduras (como óleos vegetais). O cozimento por alguns minutos, até que as paredes das células se rompam e liberem cor também aumentam a absorção.