inteligentes do que os de raça-pura. – Foto: Giuliano Godoy
Esta notícia é surpreendente. Um estudo realizado pela Universidade de Aberdeen e de Napier, na Escócia, sugere que os cães vira-latas são mais inteligentes do que os cães de raça.
Um total de sete testes, incluindo o de QI (Quociente de Inteligência), foi aplicado em 80 cachorros. A nota poderia chegar até 30 pontos, a depender do desempenho do animal.
Por incrível que pareça, a nota média dos cachorros vira-latas foi de 20 pontos, enquanto a dos cachorros de raça pura foi de 18.
Conforme publicação do estudo na BBC, os vira-latas apresentam melhor noção de espaço e resolvem problemas com mais facilidade do que os cachorros com pedigree.
O estudo indica ainda que dos dez cachorros que apresentaram melhor desempenho nos testes, sete eram vira-latas.
“Ser um cachorro de raça pura não melhora a inteligência”, diz David Smith, que liderou o estudo. “O risco de ter problemas médicos também diminui para os vira-latas”, afirma.
Testes
Em um dos testes, os cientistas escondiam um osso embaixo de uma lata para observar se os cães conseguiam identificar que o objeto ainda existia.
Em outro teste, os cachorros tiveram que encontrar a saída de um labirinto.
O cachorro mais inteligente foi uma mistura das raças Collie e Spaniel, que atingiu nota máxima em todos os testes.
O segundo lugar foi ocupado por quatro cães com raças misturadas: uma mistura de Labrador com Spaniel, outra de terrierr Jack Russell com Cocker Spaniel, um Pastor Alemão com Labrador e uma Lhasa Apso com Poodle.
Smith aponta ainda que, na média, os filhotes que tinham a raça Collie na mistura eram mais inteligentes que outros cachorros vira-latas.
Segundo Smith, os resultados demonstram que a polícia deveria treinar cães vira-latas e não confiar apenas nos pastores alemães de raça pura.