- Pessoas registram seu verdadeiro perfil no facebook e outras redes sociais
- Satisfazem a necessidade básica de serem conhecidas por outros, diz psicólogo
- Facebook, Twitter e Bebo estão sendo usados de forma parecida com telefone
As pessoas estão usando redes sociais online para expressar sua personalidade verdadeira, ao invés de versões idealizadas de seu eu, de acordo com novas pesquisas. São mais de 700 milhões de pessoas em todo, expondo seus perfis em vários sites.
Psicólogo Sam Gosling, da Universidade do Texas em Austin, disse que a maioria dos usuários dos sites satisfaz uma necessidade básica que é a de ser “conhecido por outros.”
“Fiquei surpreso com esta descoberta, mostrando que as pessoas estão usando seus profiles para causar uma boa impressão de si mesmas”, disse ele, conforme publicado no jornal britânico Daily Mail.
Facebook, Twitter e Bebo estão todos sendo usados de forma parecida com o telefone, ou seja, como outro meio de interação social, proporcionando efeitos positivos. No entanto, como são comunidades virtuais, fotos constrangedoras de um profile podem ser usadas em posts de outras pessoas, sem prévia autorização.
Professor Gosling e sua equipe coletou mais de 200 perfis de jovens estudantes dos Estados Unidos (Facebook) e Alemanha (StudiVZ, SchuelerVZ).
Os pesquisadores usaram questionários para avaliar as características reais dos proprietários dos profiles bem como traços de sua personalidade.
No estudo, avaliaram os perfis de pessoas sem elas saberem que estavam sendo objetos de um estudo. Essas avaliações foram então comparadas com os perfis delas no Facebook e em outras redes sociais, permitindo-lhes fazer conclusões sobre sua real personalidade e a personalidade idealizada.
A conclusão é que o conteúdo do profile está bem próximo da verdadeira personalidade da pessoa.
“Eu acho que ser capaz de expressar a personalidade com precisão contribui para a popularidade das redes sociais online de duas maneiras: primeiro, permite que os donos dos perfis digam para os outros quem realmente são, satisfazendo a necessidade básica de ser conhecido por outros; segundo, isso significa que os visitantes do perfil sentem que podem confiar na informação contida nos perfis de redes sociais, gerando assim uma confiança mútua em todo o sistema” diz Gosling .
Estas descobertas serão publicadas na próxima edição do Psychological Science, um jornal da associação para a ciência psicológica.
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