Parar de fumar é o sonho de muitos viciados em cigarro, mas como é difícil! Está associado a uma série de fatores que vão desde a insegurança do fumante, ansiedade e até falta de autodomínio.
O departamento de Neurobiologia do Instituto Weizmann, realizou uma pesquisa através de seu Laboratório do Olfato e Laboratório do Sono, dirigida pelo professor Noam Sobel.
Examinaram a reação de 66 voluntários fumantes expostos ao cheiro de cigarros intercalado com odores desagradáveis de peixes ou ovos podres, durante o período de sono.
Segundo a diretora da pesquisa, a neurobióloga Anat Arzi, na semana seguinte à experiência, os fumantes informaram que o número de cigarros consumidos baixou significativamente.
“A pesquisa demonstra que a aprendizagem durante o sono pode influenciar nosso comportamento quando estamos acordados. Utilizamos o fumo porque se trata de um comportamento repetitivo e cotidiano, fácil de medir”, disse a pesquisadora à BBC Brasil.
Diferentemente de outros estímulos sensoriais – como luz, som ou toque –, os cheiros, mesmo sendo fortes, não acordam as pessoas, que permanecem em um estado de inconsciência. “O olfato humano pode ser uma via de acesso para a mente adormecida”, agregou Arzi.
No outro dia, após a experiência, os voluntários fumantes não lembravam dos cheiros aos quais foram expostos, por intermédio de uma máscara, enquanto dormiam.
No entanto, a associação inconsciente que se estabeleceu em suas mentes, entre o cigarro e os cheiros desagradáveis, os levou a fumar menos.
O mesmo experimento foi realizado com os voluntários fumantes acordados, mas nesta condição não se criou a associação inconsciente e, portanto, não serve como tratamento para parar de fumar.
O aparelho para quem quiser deixar de fumar
A neurobióloga Anat Arzi enfatizou que “ainda são necessárias pesquisas mais aprofundadas e específicas, que examinem as reações a longo prazo”.
Além disso, ela citou que do ponto de vista técnico é possível construir um aparelho móvel que serviria de ajuda para parar de fumar, se utilizado por fumantes em suas casas.
Os fumantes comprariam o aparelho na farmácia e passariam as noites sendo expostos a cheiros intercalados de cigarros e de ovos ou peixes podres. Pouco a pouco, com o uso do aparelho, iriam parando de fumar, até abandonarem o vício definitivamente.