Para evitar sumiço de crianças carnaval Rio 30 mil pulseiras distribuídas

·

Para evitar sumiço de crianças carnaval Rio 30 mil pulseiras distribuídas
Foto: Sérgio Oliveira. Flickr – Creative Commons

Até hoje o Brasil não tem um cadastro nacional de crianças desaparecidas e por isso é criticado. Sendo assim, toda iniciativa para proteger crianças é louvável.

Para prevenir contra o desaparecimento de crianças, durante o carnaval no Rio, em apenas dois dias, a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro distribuíram 30 mil pulseiras de identificação no Terminal Rodoviário Novo Rio. Por ali passam durante as férias escolares e feriados mais de 80 mil pessoas.

A campanha envolveu mães que têm filhos desaparecidos as quais aproveitaram a oportunidade para divulgar cartazes com as fotos dos filhos. Elas aconselharam as pessoas que passavam com crianças sobre os perigos de desaparecimento e o sofrimento que vem depois. Luciene Torres não vê a filha, Luciane Torres da Silva, 10 anos, desde agosto. Ele é uma das 104 crianças que estão desaparecidas no estado de forma enigmática.

“Ela saiu para comprar pão lá perto de casa, em Nova Iguaçu [Baixada Fluminense] e nunca mais voltou. Por isso estou aqui, para alertar os pais na prevenção, que tomem cuidado com seus filhos para que não aconteça com eles o que aconteceu comigo.” Conforme notícia da Agência Brasil/Flávia Villela:

O gerente do Programa SOS Crianças Desaparecidas promovido pela FIA, Luiz Henrique Oliveira, explicou que, embora o desaparecimento temporário de crianças e adolescentes nos locais de grande concentração de pessoas seja mais frequente nesta época do ano, é fundamental que a criança saia de casa sempre identificada.

“Seja com uma pulseira, um crachá, uma carteira, um bordado na camisa ou na costura. É importante que haja a cultura da identificação em todo o país. Outro ponto importante é o diálogo com a criança para que ela também fique atenta em locais de muita movimentação.”

Embora não seja possível determinar o número de crianças que se perdem nesta época do ano, o coordenador do SOS Crianças Desaparecidas acredita que a quantidade de desaparecidos temporários passe de mil somente no estado do Rio, com base em estimativas de anos anteriores.

Luiz Henrique disse que o pai ou responsável deve procurar imediatamente a delegacia mais próxima para registrar a ocorrência, tão logo fique constatado o desaparecimento. Além disso, a FIA funciona 24 horas para o eventual acolhimento de crianças e adolescentes perdidos. O telefone da central é (21) 2333-7423.

Comentários

2 respostas para “Para evitar sumiço de crianças carnaval Rio 30 mil pulseiras distribuídas”

  1. Avatar de oswaldo de bittencourt amarante filho

    Meu Caro Luiz Henrique,Gerente do Programa SOS Criança Desaparecida da FIA, fundação da Infância e Adolescência,

    Achei interesantíssima a sua idéia em colocar pulseiras nas crianças a fim delas não desaparecerem. Magnífica ação!!!

    Daqui para a frente vamos fazer uma parceria a fim obtermos maior sucesso para nossas instituições.

    Um grande abraço.

    Oswaldo de Bittencourt Amarante Filho
    Chefe do Departamento Nacional de Busca de Paradeiro
    Cruz Vermelha Brasileira

    Telefones: 21 2507-3392 ramal 29 e 21 2507-3577 ramal 29 ou e-mail buscadeparadeiro@cvb.org.br e tracingbrazil@yahoo.com.br

    Busca de Paradeiro da Cruz Vermelha Brasileira há muitos anos reunindo famílias!

  2. Avatar de Buy Backlinks

    Ok ive made my decision, im subscribing, this is awesome, keep it comin.