O mais terrível, o mais ameaçador, o mais apavorante som que já ouvi em toda minha vida e que você também vai ouvir, se quiser, no final deste texto. É o som da devastação, do barulho provocado pelo terremoto no Japão, no dia 11 de março, mergulhando o país em um caos sem precedentes.
Os cientistas do Laboratório Ambiental Marinho do Pacífico, em Seattle, conseguiram reviver toda a força da natureza, no momento do mega-terremoto, seguido do tsunami que destruiu tudo que estava a sua frente, em questão de minutos. Eles divulgaram uma gravação extraordinária do som do sismo que alcançou 9.0 pontos.
Capturado por um microfone subaquático chamado um hidrofone, posicionado 900 milhas de distância do epicentro nas Ilhas Aleutas, no Alasca, o barulho incrível do terremoto e suas vibrações não é muito diferente de um foguete decolando, segundo o jornal britânico Daily Mail.
O clipe disponível no YouTube foi acelerado 16 vezes. Na segunda metade o som torna-se quase abafado com a crosta da Terra se ajustando a centenas de quilômetros no oceano.
Esquisito esse barulho