Criar um animal com amor inclui saber tudo sobre ele, incluindo seus sentimentos e preferências alimentares. Isso não significa que devemos dar tudo que nosso animal gosta de comer.
Os cães, por exemplo, tendem a comer de tudo indiscriminadamente (eu tenho um que parece um aspirador de pó: ou lambe limpando a casa, ou me lambe). Existem, no entanto, alguns alimentos que os cães não devem comer de jeito nenhum, pois se comer podem ficar doentes e até morrer. Estes alimentos foram citados por Sérgio Parra em seu blog.
1. Chocolate
Chocolate contém teobromina, um alcaloide que é quimicamente similar à cafeína. O análogo quimicamente puro da teobromina é usado na medicina como diurético e estimulante do coração.
Os cães metabolizam mais lentamente a teobromina e podem adoecer ou morrer se comer muito chocolate . Quanto é muito? Depende do tipo de chocolate. Chocolate para fundir tem 10 vezes mais teobromina do que o chocolate de leite e milhares de vezes mais do que o chocolate branco. O melhor é evitar o consumo de qualquer tipo de chocolate, pois em geral causam vômitos, diarreia, hiperatividade e até parada cardíaca, infarto e morte. Os sintomas podem levar horas ou dias para se manifestarem.
2. Alho
Embora pareça que os animais podem digerir pequenas quantidades de alho em pó, grandes quantidades podem provocar anemia e causar problemas gastrointestinais. No caso do alho, o culpado é tiossulfato, que os cães e gatos tem dificuldade em processar e que danificam as células vermelhas do sangue.
3. Cebola
O nível de tiossulfato encontrado na cebola é tão alto que o alimento se torna ainda mais perigoso do que o alho, em pequenas quantidades pode prejudicar e matar rapidamente, cães, gatos e outros animais de estimação.
4. Abacate
Ele contém uma substância chamada Persin, que é extremamente tóxica para os animais. Não só a polpa comestível do abacate é perigosa, mas todo o restante, incluindo a semente, casca e folhas.
5. Ossos
Embora nos desenhos animados os ossos sempre acompanham os cães, podem causar estragos no sistema digestivo do animal. Dentes quebrados, feridas na boca, o osso preso no estômago, sangramento no reto …
6. Cerveja
Os cães têm um corpo muito menor e um metabolismo mais rápido do que o nosso e não processam corretamente o álcool. Em doses pequenas, não é letal, mas fará com que o cachorro fique nervoso e pode atacar ou se machucar.
Não confundir com a levedura de cerveja em pó que é rica em vitamina B, boa para o brilho do pelo do animal, para o cérebro, e assim por diante.
7. Leite
A maioria dos cães é intolerante à lactose. Se bebem leite, eles irão desenvolver diarreia. Eles não têm as enzimas necessárias para dissolver o açúcar no leite e assim sofrem com vômito, diarreia e outros males gastrointestinais. Se o seu cão gosta muito de leite, então dê a ele leite que não contenha lactose, dissolvido em muita água.