X

Os deuses e monstros da mitologia grega

Preeti Shakya é considerada uma deusa viva no Nepal

ULISSES

A feiticeira Circe tinha poderes inacreditáveis. Ela transformava em tigres, lobos, leões e elefantes as pessoas que colocavam os pés em sua ilha. Circe transformou em porcos alguns marinheiros amigos de Ulisses.

Protegido por uma planta mágica, Ulisses entrou no palácio de Circe, sem ser enfeitiçado, e obrigou-a a fazer os homens-porcos assumirem a forma original.

HÉRCULES

Hércules desde a infância desenvolveu habilidades de guerreiro e não tinha medo de nada. Enfrentava leões, centauros, javalis, gigantes e todo tipo de monstro. Um de seus maiores desafios foi matar a Hidra do pântano de Lerna, uma serpente com várias cabeças, sendo uma delas imortal. Quando Hércules cortava uma cabeça da Hidra, surgia outra no seu lugar. Depois de muita luta, Hércules conseguiu matar a serpente, ajudado por seu sobrinho Iolau. Passou a ocupar lugar entre os deuses e se casou com Hebe, a deusa da juventude.

DÉDALO

Ele fugira de Atenas, onde cometera um assassinato, e morava na companhia de seu filho Ícaro, na ilha de Creta. Era tão habilidoso construtor, que Minos, rei de Creta, pediu-lhe para construir uma morada para o Minotauro, criatura metade homem e metade touro.

Dédalo criou um labirinto tão perfeito, que quase ficou preso dentro.
Dédalo tinha medo do rei cretense prendê-lo para sempre na Ilha. “Ainda que Minos me feche as portas da terra e da água, o ar permanece livre” pensava ele. Fez então dois pares de asas com penas de pássaros presas na cera e deu um par ao seu filho Ícaro. Pediu-lhe que não se aproximasse do sol, enquanto voasse. Mas Ícaro não obedeceu e voou o mais alto que pôde. A cera se derreteu e o menino caiu no mar.

ATLANTA

Atlanta, uma garota criada por ursos da montanha, ficou famosa ao conquistar o javali monstruoso, dos campos de Cálidon, criado por Ártemis, a deusa caçadora.

TESEU

De tempos em tempos o pai do guerreiro era obrigado a enviar sete moças e sete rapazes para o Minotauro da ilha de Creta. Teseu resolveu então matar a criatura, mas passaria por grande dificuldade, que seria sair do labirinto. A sorte dele foi contar com a ajuda de Ariadne, filha do rei Minos.


De seu e-mail mande poesia, desenho, curiosidade, piada, charada, histórias, notícia, sugestão, fotos OU matérias relacionadas a educação, saúde, meio ambiente, entre outros assuntos de interesse geral. Mande para nosso e-mail meubrasileirinho@gmail.com ou clique no botão ENVIAR EMAIL e mande pelo formulário. Precisamos de sua participação para que O Brasileirinho fique cada vez melhor

Jackson Rubem: Jackson Rubem, escritor e jornalista
Related Post