Em Kalimantan, a parte da Indonésia da ilha de Borneo, existe a maior reserva de orangotangos do mundo, a qual deixará de existir em três anos, por causa das plantações de palma.
A denúncia da ONG Orangutan Protection foi divulgada nesta quinta-fera. Segundo a ONG, por causa da exploração da floresta com plantio de palma, a população dos macacos reduziu de 31.300, em 2004, para 20.000, em 2008.
O responsável pela ONG, Hardi Baktiantoro, disse que 5.000 orangotangos morrem a cada ano na região, desde o ano 2004. Para ele, até 2011, se o governo continuar indiferente a exploração comercial, os animais desaparecerão.
Em dezembro do ano passado, o presidente indonesio, Susilo Bambang Yudhoyono anunciou na Conferência de Mudanças do Clima que tomaria a iniciativa de salvar os macacos, mas até agora nada fez.
No ano de 2007, a Indonesia entrou para o Guiness Book como o país que mais rapidamente destrói suas selvas: 1,9 milhões de hectares desaparecem a cada ano, conforme noticiado no Jornal 20Minutos.