Excelente oportunidade é oferecida a aAdolescentes de baixa renda que vivem em comunidades de cinco cidades do país. Eles poderão participar de um projeto que tem como objetivo apoiar e treinar jovens na utilização de ferramentas de comunicação para melhorar a qualidade da educação em suas escolas e bairros.
Segundo informações da Agência Brasil/Flávia Albuquerque:
O projeto Um Mundo Melhor faz parte de uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a BT Global Services, empresa especializada em soluções em telecomunicações, que destinará R$ 1,75 milhão para o desenvolvimento do programa que foi lançado na manhã de hoje (8) em uma escola da capital paulista. A expectativa é beneficiar 10 mil jovens.
Os estudantes moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza usarão ferramentas como a internet, o rádio, a fotografia e o vídeo para criar e divulgar campanhas a favor de melhorias em suas escolas e de formação de políticas públicas ligadas a questões comunitárias e de cidadania. As escolas participantes receberão computadores, câmeras digitais, além de outros equipamentos necessários para a execução dos trabalhos. Além disso, contarão com um site especialmente criado para que eles troquem experiências sobre o projeto.
O presidente da BT para Europa, Oriente Médio, África e América Latina, Luis Álvarez, enfatizou que o projeto é global e teve início no ano passado, com 18 mil estudantes de 27 escolas da África do Sul, e foi um grande sucesso. “Esperamos a mesma coisa no Brasil. Esperamos que a transformação que a tecnologia proporciona seja uma grande oportunidade para os jovens e as comunidades onde eles vivem.”
Segundo ele, a convergência das diferentes ferramentas de comunicação e da informática proporciona uma realidade única de transformação social. “Dar aos jovens a oportunidade de desenvolver uma maneira diferente de comunicar-se é a razão fundamental dessa parceria entre a BT e a Unicef”. Depois do Brasil, o projeto será implantado na China. O total do investimento será de quase R$ 6 milhões.
Na avaliação da representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier, reunir educação e comunicação é uma estratégia inovadora porque conjugará os direitos dos jovens à participação e à comunicação ao direito de todos a uma educação de qualidade.
“Temos objetivos específicos e o fundamental desse projeto é desenvolver conhecimento, boas práticas e segredos de sucessos, construindo em conjunto um banco de metodologias para que isso seja colocado à disposição de outras escolas e comunidades. Nossa proposta é também ter um impacto nas políticas públicas de educação no Brasil”, afirmou Marie-Pierre.