Olimpíada Brasileira de Robótica 2018
Um dos maiores eventos do País na área de robótica está com as inscrições abertas.
É a Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR 2018. Com mais de dez anos de realização, a OBR é uma olimpíada científica dividida em duas modalidades: prática e teórica.
A OBR é totalmente gratuita e podem participar alunos matriculados em escolas de Ensino Fundamental, Médio e Técnico. A coordenação nacional desta edição é da UFSCar.
Na modalidade teórica, os alunos não precisam ter conhecimento específico de robótica e, na primeira fase, prevista para 8 de junho, as provas são realizadas diretamente na escola de cada estudante inscrito. Já a segunda fase desta modalidade acontece no dia 24 de agosto, nas sedes regionais da OBR.
As provas são elaboradas por uma comissão de professores e todas as questões demandam conteúdos do Ensino Fundamental e Médio para resolver problemas práticos do dia a dia, a partir da robótica. Os melhores alunos dessa modalidade recebem medalhas de ouro, prata e bronze e de mérito, de acordo com o desempenho em nível nacional.
Já a modalidade prática consiste em um desafio: considerando a simulação de um desastre natural, as equipes de até quatro alunos recebem a missão de construir um robô completamente autônomo, ou seja, sem controle remoto, capaz de navegar por um terreno acidentado, localizar vítimas e resgatá-las.
Os inscritos na modalidade prática deverão participar de eventos regionais e, conforme sua classificação, das etapas estaduais e da final nacional, que ocorrerá em João Pessoa (PB), em novembro de 2018.
A novidade deste ano
A novidade deste ano é que, além dos níveis 1 e 2 (alunos do Fundamental e Médio), haverá um terceiro, o “nível zero”, voltado a alunos de 1° a 3° anos do Ensino Fundamental, com idade entre 6 e 8 anos, com o objetivo de difundir a robótica como estratégia de educação a ser aplicada desde o início do ciclo educacional. No “nível zero” haverá apenas uma etapa.
“A robótica tem um caráter multidisciplinar que beneficia diversas áreas do conhecimento, além de naturalmente promover o trabalho em equipe e a cooperação. Assim, a OBR convida os estudantes a se aproximarem da arte de desenvolver tecnologia, ao invés de serem apenas usuários dela”, diz Tatiana Pazelli, docente do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da UFSCar e coordenadora geral da OBR. O professor Rafael Vidal Aroca, do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec), também da UFSCar, é o vice-coordenador.
A OBR tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de diversas instituições em todo Brasil.
Participam também da organização nacional o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca-Unicamp), Sesi-São Paulo, RoboCup, Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Mostra Nacional de Robótica (MNR), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e os ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio pelo site www.obr.org.br, onde também está disponível o manual de inscrições, que esclarece todos os procedimentos. Mais informações no Facebook, em www.facebook.com/OBRobotica.
Fabricio Mazocco
**
Outros temas que podem lhe interessar:
Criam TeleHuman 2 3D tipo Star Wars tamanho real para teleconferências
Golden chora após ser salvo de mercado de carne de cachorro
Relacionamento perigoso: cristãos, pornografia e vírus de computador
Direitos assegurados pelo ECA à educação, cultura, esporte e lazer