Ícone do site O Brasileirinho

Observatório Kepler revela um planeta fantástico com dois sóis

Imagem do planeta com dois sóis

Mais uma surpreendente notícia do mundo da astronomia vem dos pesquisadores do Observatório Espacial Kepler. A sonda descobriu a 200 anos-luz de distância da Terra, um planeta com dois sóis que só existia antes no mundo da ficção e agora é realidade.

Trata-se do primeiro planeta circumbinario, ou seja, orbita não apenas uma estrela e sim duas. A existência está confirmada e já foi divulgada  pelos cientistas.

(O vídeo está no final do texto)

“Mais uma vez, descobrimos que o nosso Sistema Solar é apenas um exemplo da variedade dos sistemas planetários que a natureza pode criar”, disse Josh Carter, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica (CfA).

Antes de Kepler-16b os cientistas suspeitaram da existência de outros dois planetas iluminados por dois sóis, mas ainda precisam de mais dados para confirmar este fato.

Os dois sóis está orbitando um ao outro a cada 41 dias, a uma distância média de 21 milhões de quilômetros, enquanto o planeta Kepler 16-b as orbita a cada 229 dias, algo semelhante ao número de dias na órbita de Vênus.

O estranho planeta com dois sóis pode ser comparado ao nosso Saturno, tanto em tamanho quanto em massa. Os cientistas acreditam que seja muito frio, com uma temperatura na superfície oscilando entre – 100 a 150 graus Fahrenheit, pois seus sois são menores e mais frios que o nosso.

Embora as possibilidades de vida alienígena sejam remotas, o achado é importantíssimo para a ciência, porque mostra que existe uma grande variedade de planetas em nossa galáxia.

Para Alan Boss, do Instituto Carnegie para a Ciência “trata-se de algo fantástico, pois o que para a ciência era apenas ficção agora está se tornando realidade”.

Sair da versão mobile