Caiu do céu ou um meteorito ou um satélite, estão investigando, ontem à noite, em uma fazenda, nos arredores da cidade de Mazsalaca, no norte da Letônia, perto da fronteira com a Estônia. Deixou uma cratera de vinte metros de diâmetro e dez profundidade, sem causar vítimas, conforme noticiado pela agência oficial russa RIA-Novosti.
As autoridades locais estão investigando para saber exatamente se foi um meteorito ou o fragmento de um satélite artificial.
A possibilidade maior é de que seja um meteorito de ferro com um diâmetro de cerca de um metro e uma massa de várias toneladas, segundo Novosti Vladimir Svetsov, do Instituto de Geosfera Dynamics Academia das Ciências Rússia.
O cientista explicou que meteoritos rochosos como regra não atingem a superfície da Terra, pois são destruídos e queimados na atmosfera.
“Se o objeto (que caiu na Letônia) foi um satélite (artificial) teria de ser extremamente forte, porque não foi destruído no ar”, disse o cientista.
Ele observou que os meteoritos de um metro de diâmetro atingem a Terra pelo menos uma vez a cada ano. 10% destes meteoritos são de ferro. Um deles atingiu a república russa de Baskortstán, há dez anos, deixando uma cratera gigantesca.