Por: Jeniffer Elaina *
Ao comprar um carro para família precisará agradar a todos e ao bolso. Veja algumas dicas do que é preciso analisar.
Comprar um carro é uma decisão que sempre precisa levar diversos pontos em consideração, ainda mais quando se trata de família. Nesse caso é preciso atender a gostos e necessidades diferentes, afinal, serão diferentes pessoas que irão usufruir do veículo.
Antes de decidir pelo modelo e o que ele precisa ter, é indicado verificar a rotina da família. Dessa forma poderá entender o que será preciso levar em consideração para fazer a escolha certa.
Veja algumas dicas para escolher o melhor carro para a família!
Tamanho e espaço interno
Para as famílias pequenas um veículo menor atenderá bem as necessidades, mas, se ela for grande então o cenário muda. Escolha um carro que possa acomodar todas as pessoas da casa e que tenha espaço para que todos fiquem confortáveis.
Quando os filhos são pequenos, um modelo hatch pode atender bem as necessidades, já quando eles são adultos, um sedã ou SUV pode ser a melhor escolha.
Considere também as coisas que são transportadas no cotidiano, por exemplo, se o bagageiro sempre está cheio, se for esse o caso o porta-malas deverá ser espaçoso.
A regra nesse caso é verificar se todos cabem e ficam bem acomodados no carro, assim como os pertences.
Potência do motor
O carro precisa se desenvolver bem para não ter o motor sobrecarregado, gastar mais combustível e apresentar problemas. Um motor 1.0 é menos potente, mas atende muito bem quem costuma circular apenas na cidade e com pouco peso dentro do carro, nesse caso
famílias pequenas.
Se o carro está sempre com todos os lugares ocupados ou a família gosta de pegar estrada, um motor mais potente é a escolha certa. Sabendo ponderar as necessidades com o uso do veículo dificilmente errará na motorização.
O valor a ser pago
É claro que a ideia é sempre oferecer o melhor para a família, mas, as necessidades precisam caber no orçamento. Antes de tudo faça as contas e quanto poderá pagar no veículo à vista ou em parcelas.
Veja se o custo não impactará no orçamento a ponto de precisar cortar outros itens que são essenciais. Deve haver um equilíbrio entre o investimento no novo veículo e as demais contas da casa.
Pesquise o preço do seguro auto
Todo carro gera custos e um deles é o preço do seguro auto. Cada modelo possui um valor diferente para essa proteção e se não quer ter surpresas, a dica é se informar com antecedência.
Peça cotações para que possa comparar os modelos e veja quais possuem os seguros mais caros. Uma dica é verificar quais são os modelos de carros mais roubados, esses costumam ter um seguro bem caro.
Por exemplo, o EcoSport é um dos modelos mais comprados pelas famílias. Mas, se na sua região estiver entre os mais roubados, pode ter o preço da proteção elevado. Portanto, é importante fazer a cotação e comparar o preço do seguro da EcoSport com o de outros modelos que atendem bem a sua família.
Se depois da pesquisa descobrir que o valor do seguro não cabe no orçamento ou estava muito acima do planejado, vale a pena considerar outro modelo.
Avalie quais acessórios são indispensáveis
É possível adicionar um monte de itens que não vem no veículo como vidros elétricos, ar condicionado, DVD, rodas esportivas, bagageiro no teto e outros.
Antes de adicionar todos eles, o que é tentador, veja como eles afetarão o preço do veículo. É bem provável que tenha uma diferença significativa no preço final se colocar tudo o que está disponível.
Considere apenas o que é realmente necessário, por exemplo, as rodas esportivas são apenas uma melhora no visual e muitas vezes desnecessárias. Já o DVD pode ser um bom entretenimento para quem possui crianças que ficam muito tempo no veículo.
Não há uma regra de quais acessórios são indispensáveis, mas, é preciso ter bom senso na
hora de escolher.
Verifique a segurança
Quando se trata de família a preocupação é sempre redobrada. Escolha um carro que seja considerado seguro. Ele deve ter boas avaliações em testes de segurança como o Latin NCAP, dessa forma protege melhor os ocupantes.
Além disso, pode oferecer recursos como airbags e sistema ISOFIX que proporcionam mais tranquilidade. Afinal, em caso de acidentes a proteção aumenta.
Calcule a desvalorização do veículo
É claro que ao comprar um carro não estará pensando em vendê-lo tão cedo, mas, não se pode esquecer da desvalorização. Avalie o preço que está pagando no momento e quanto ele estará valendo daqui 1 ou 2 anos.
Se ele tem uma grande desvalorização pode não valer tanto a pena investir no modelo, nesse caso pode considerar outra opção. Uma alternativa pode ser apostar nos carros seminovos, eles possuem um preço de compra mais acessível e não costumam ter uma grande redução de preço na hora da revenda.
Na hora de comprar um carro para a família é preciso ficar atento a diferentes pontos como o preço do seguro auto, espaço interno e acessórios. Quanto mais detalhes prestar atenção, mais certeza terá de que fez a escolha certa.
*Jeniffer Elaina é especialista em seguros no SeguroAuto.org.