X

O papel do brinquedo educativo na evolução das crianças

O brinquedo educativo é um poderoso aliado na evolução das crianças. Graças a eles, é possível aprimorar, de forma eficaz, as habilidades cognitivas, sociais e físicas dos pequenos, proporcionando-lhes um desenvolvimento acima da média, sobretudo nas fases iniciais.

Ao fazer uso dos brinquedos educativos, há um aprimoramento intelectual das crianças, uma vez que esses recursos estimulam a memória dos pequenos, bem como seu raciocínio lógico, capacidades de observação e concentração.

Justamente por isso eles causam impactos positivos na fase de aprendizado, facilitando a aquisição de conhecimentos e sua aplicação na sala de aula e fora dela. Ademais, os brinquedos melhoram a capacidade de comunicação das crianças, já que elas passam a interagir mais com seus colegas de jogo. Por isso, esse tipo de atividade – com o auxílio dos brinquedos educativos – ajuda os pequenos a se expressar melhor no dia a dia.

Além disso, os brinquedos educativos promovem o senso de colaboração e o respeito ao próximo e às regras – conceitos que são passados desde cedo para as crianças, ajudando na sua formação. Eles também aprimoram as habilidades motoras das crianças. Há opções que estimulam que o pequeno engatinhe, sente, ande e consiga encaixar peças e montar brinquedos, colaborando, dessa forma, com seu desenvolvimento físico.

Devido a todos esses benefícios, os brinquedos são importantíssimos na evolução das crianças. Mas, quando seria o período ideal para utilizá-los? Curiosamente, não há restrições quanto à idade, pois há opções tanto para bebês como para crianças em fase de alfabetização.

O brinquedo educativo é um poderoso aliado na evolução das crianças

A dica para escolher o melhor brinquedo educativo é focar naquele que correspondente à faixa etária da criança ou que esteja relacionamento ao desenvolvimento físico ou cognitivo do pequeno.

Pretende investir no brinquedo educativo, mas não sabe como estimular a criança a utilizá-lo? Professores podem fazer uso desse recurso na sala de aula, após a explicação de uma matéria.

Já os pais devem substituir atividades básicas dos filhos, como usar o computador e assistir à televisão, pelos brinquedos educativos, participando da brincadeira junto a eles, para estimular o interesse das crianças. Inclusive, essa é uma ótima oportunidade dos pais passarem mais tempo com os filhos!

Colaboração enviada por
Leticia Maria Gomes

Jackson Rubem: Jackson Rubem, escritor e jornalista
Related Post